Fraudes e Golpes
Em outubro de 2024, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), juntamente com a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, realizou o lançamento do “Selo de Prevenção a Fraudes”, com a certificação de 17 instituições financeiras, dentre elas o Sicoob.
O selo demonstra que o Sicoob, observa e adota processos eficientes para prevenção de fraudes e conscientização de seus clientes/cooperados sobre riscos, bem como, adota as melhores práticas de mercado, cumprindo as exigências legais e os padrões da autorregulação em áreas, como: prevenção e mitigação de fraudes e golpes; cooperação e parcerias externas para combate a fraudes; gestão de risco transacional e governança de segurança; conscientização e divulgação sobre prevenção de fraudes e procedimentos rigorosos para a abertura de contas.
⚠ Fique atento aos golpes e fraudes! ⚠
A Credicitrus não entra em contato com seus cooperados pedindo senhas ou dados para atualizações de cadastro ou sistemas. Mesmo que falem alguns dados seus para tentar comprovar a segurança, não confirme, não passe as informações. Deligue e procure uma agência física ou seu gerente. Se possível realize o contato à sua agência ou gerente por meio de outro dispositivo.
Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp não abra os arquivos anexados às mensagens. Nos e-mails, sempre observe o endereço eletrônico de quem te enviou. Caso abra algum link suspeito que foi necessário informar seus dados, procure imediatamente seu gerente e/ou sua agência.
A Credicitrus não entra em contato com você pedindo suas informações e não envia ninguém em sua casa para buscar seu cartão, celular, computador, documentos ou senhas.
Assista aos vídeos e conheça alguns golpes.
Você sabe como se proteger dos golpes e fraudes?
A informação é maneira mais eficaz de atuar contra os golpes e fraudes, por isso, fique por dentro das ações comuns mais praticadas para avisar os amigos e a família.
Como se proteger:
- Não faça compras ou movimentações usando dispositivos que sejam de terceiros;
- Não realize movimentações utilizando redes wi-fi de locais públicos;
- Não forneça para ninguém senhas, códigos de validação e/ou segurança;
- Não deixe dados pessoais expostos em redes sociais, como telefone, nome completo ou endereço;
- Não faça transações bancárias emprestando dinheiro para conhecidos após o recebimento de mensagens de texto, sem ter certeza de quem realmente é;
- Não deixe suas senhas ou dados pessoais salvos em bloco de notas de seu dispositivo;
- Sempre ative a confirmação em duas etapas para transações e contas em redes sociais;
- Se entrarem em contato em nome da Credicitrus ou Sicoob procure o gerente de sua conta ou uma agência física;
- Nunca clique em links ou arquivos para atualizar seu cadastro ou token.
Não Caia nessa!
CREDICITRUS E VOCÊ CONTRA GOLPES E FRAUDES!
Central de Atendimento 24 horas
Em caso de ocorrência de Golpe/Fraude, após o horário comercial (08h as 17:30h) e/ou finais de semana, gentileza acionar o SAC 24h para tratativa, através do contato:
Engenharia Social
0800 724 4420 (Opção 5 – Contestação)
Cartão
0800 724 4420 (Opção 1 – Cartão)

